12º Seminário Docomomo Brasil – Uberlândia

Conteúdo em migração. Disponível muito em breve.

PARA VISUALIZAR OS ARTIGOS, ACESSE O SITE: https://www.12docomomobrasil.com

11º Seminário Docomomo Brasil – Recife

Conteúdo em migração. Disponível muito em breve.

PARA VISUALIZAR OS ARTIGOS, ACESSE O SITE: seminario2016.docomomo.org.br

10º Seminário Docomomo Brasil – Curitiba


A década de 1960 transborda seus limites temporais; estes anos estão mais vivos do
que nunca. Apesar das notícias em contrário, a modernidade também segue viva, se bem tenha passado, ao longo do século, de vanguarda a tradição. E se bem consideradas, muitas das práticas correntes do cenário profissional arquitetônico e urbano atual tem suas raízes e fundamentos preferencialmente no patrimônio e legado dos otimistas, progressistas e variados anos 1955-75. (mais…)

9° Seminário Docomomo Brasil – Brasília


Interdisciplinaridade e experiências em documentação e preservação do patrimônio recente:

Após quase vinte anos de atividades do DOCOMOMO Brasil, assiste-se hoje a um incremento exponencial nas pesquisas sobre o patrimônio edificado recente. Cresce o número de conjuntos urbanos e edificações do século XX reconhecidos como patrimônio cultural, multiplicam-se os acervos documentais e publicações a seu respeito, acumulam-se experiências e reflexões vinculadas à sua preservação. (mais…)

8° Seminário Docomomo Brasil – Rio de Janeiro

Cidade Moderna e Contempôranea: Síntese e Paradoxo das Artes

A realização do 8º Seminário Docomomo Nacional 2009 na cidade do Rio de Janeiro constitui uma oportunidade ímpar para a comemoração dos 50 anos do Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte (de setembro 1959), promovido por Juscelino Kubitschek e organizado por Mário Pedrosa no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O congresso, que transcorreu em torno do tema “Cidade Nova, a Síntese das Artes”, contou com a presença de grandes expoentes da crítica de arte, da arquitetura e do urbanismo como Giulio Carlo Argan, Bruno Zevi, Richard Neutra, Eero Saarinen, Jean Prouvé, André Bloc, Charlotte Perriand, Alberto Sartoris, André Chastel, Hans Jaffé, Frederick J. Kiesler, Tomás Maldonado, Romero Brest, Stamos Papadaki, entre muitos outros. (mais…)

7° Seminário Docomomo Brasil – Porto Alegre

O moderno já passado | O passado no moderno
reciclagem, requalificação, rearquitetura

Reciclagem, requalificação, rearquitetura vem se tornando problemas corriqueiros na agenda do arquiteto contemporâneo. A situação reflete o interesse cultural e econômico na conservação de testemunhos do passado, mesmo quando de um passado recente. Entre eles se contam também os exemplares da arquitetura que se firmou proclamando-se moderna em 1928, entrou em crise de identidade por volta dos 1970 e pode considerar-se agora patrimônio. O interesse abrange a edificação ordinária e a monumental, qualquer que fosse o seu compromisso original com a durabilidade.Favorece a coexistência no espaço de formas de épocas distintas, alia-se à valorização multifacetada da diversidade. Afinal, o espírito do presente não é exclusivista nem utópico. Estranha a idéia da construção sobre terra arrasada dum admirável mundo novo formalmente unificado. Parece-lhe anacrônica, culturalmente absurda e economicamente míope. (mais…)

6° Seminário Docomomo Brasil – Niterói

“Moderno e Nacional” é o tema deste nosso 6º Encontro do DOCOMOMO Brasil, cujo significado nos parece relevante e pertinente no momento em que realizamos o nosso seminário no Estado do Rio de Janeiro.

A representação brasileira do DOCOMOMO existe desde 1992 quando foi instituído o núcleo nacional pela Prof. Anna Beatriz Ayrosa Galvão dentro do Programa de Mestrado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Hoje o DOCOMOMO – Brasil é presidido pelo prof. Hugo Segawa da Universidade de São Paulo e conta com associados em todas as regiões do país. (mais…)

5° Seminário Docomomo Brasil – São Carlos

Arquitetura e Urbanismo Modernos: Projeto e Preservação

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, e o DOCOMOMO Brasil organizaram o 5o Seminário DOCOMOMO Brasil, aberto aos estudiosos e profissionais preocupados com o reconhecimento, preservação e valorização da produção arquitetônica, urbanística e paisagística modernas brasileira. (mais…)

4° Seminário Docomomo Brasil – Viçosa

A arquitetura moderna brasileira e os processos regionais de industrialização

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Cultural, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura Municipal de Cataguases têm o prazer de convidar V. Sa. para o IV SEMINÁRIO DOCOMOMO-BRASIL a se realizar no campus da UFV e sessão de encerramento em Cataguases-MG entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro de 2001. (mais…)

3° Seminário Docomomo Brasil – São Paulo

A Permanência do Moderno

O DOCOMOMO Brasil e o Núcleo DOCOMOMO São Paulo convidam os estudiosos e profissionais preocupados com o estudo, preservação e valorização da produção arquitetônica, urbanística e paisagística moderna brasileira, para participar do 3º Seminário DOCOMOMO Brasil, dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos em Salvador em 1995 e 1997, nos dois primeiros seminários organizados pelo Mestrado de Arquitetura e Urbanismo da UFBa. Esta terceira edição do Seminário DOCOMOMO será realizada como um evento da 4ª BIA – Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo – sob os auspícios da Fundação Bienal de São Paulo e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – e organizado pelos membros do DOCOMOMO São Paulo.