6° Seminário Docomomo São Paulo

A arquitetura moderna paulista e a questão social
O Núcleo Docomomo São Paulo e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em São Carlos, dando continuidade às atividades desenvolvidas no ano de 2017, convidam para participar no 6º Seminário Docomomo São Paulo, que se realizará no Campus da Universidade de São Paulo em São Carlos.
Local: IAU USP – São Carlos
Data: 24 a 26 de setembro de 2018
O 6º Seminário Docomomo São Paulo terá conferências e mesas redondas, com a participação de especialistas convidados, brasileiros e internacionais.
A conferência de abertura estará a cargo da Profa. Dra. Silvia Arango, prestigiosa historiadora da arquitetura da Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, que publicou numerosos artigos e livros sobre arquitetura moderna na América Latina, entre eles: Historia de la Arquitectura en Colombia (1989), Arquitectura de la Primera Modernidad en Bogotá (1997) e Ciudad y arquitectura. Seis generaciones que construyeron la América Latina moderna (2012).
No final do evento acontecerá o tradicional MomoTour, com uma visita às obras icônicas da arquitetura moderna em São Carlos.
Maiores informações: https://www.nucleodocomomosp.com.br/seminario-2018

Chamada de trabalhos – VI Seminário Docomomo Chile – Valdívia

VI Seminário Docomomo Chile
Valdivia

Patrimônio e sustentabilidade: da cidade para o território
14, 15 e 16 de novembro de 2018
Campus Isla Teja – Universidade Austral do Chile

O VI Seminário Docomomo Chile será realizado em Valdivia e estará focado na análise e debate sobre a situação e sustentabilidade do património moderno, das diversas manifestações em nível regional, durante o século XX, bem como as suas alternativas de preservação.
Sob o tema central “Patrimônio e sustentabilidade: da cidade ao território” esta sexta versão do Seminário Nacional de Docomomo Chile tem como propósito continuar a análise sobre a arquitetura e o urbanismo moderno, iniciado nos seminários anteriores, realizados em Santiago (2005), Antofagasta (2007), Valparaíso (2009), Concepción (2012) e Santiago (2014).

Com o objectivo de estruturar o debate, foram definidos os seguintes eixos temáticos:
1 _ Patrimônios modernos e regiões: histórias, experiências e utopias.
2 _ Transcendências regionais do patrimônio moderno: arquiteturas modernas emblemáticas em contextos locais.
3 _ Conjuntos patrimoniais e obras relevantes, aproximações ao re-uso adaptativo.
4 _ Patrimônio moderno urbano e rural, território e paisagem.
5 _ Boas práticas de conservação, gestão e projeto sobre o patrimônio moderno.
6 _ Situação atual do patrimônio moderno, sustentabilidade, avaliação e perspectivas.

A Comissão Organizadora do VI Seminário Docomomo Chile e o comité científico convidam profissionais em exercício, estudantes de pós-graduação e investigadores em Arquitetura e Urbanismo, bem como de disciplinas relacionadas, a apresentar investigações, estudos, projetos e análises relacionadas com alguns dos eixos temáticos identificados.
Considerando que a aproximação principal do seminário é ampla e aberta a uma visão interdisciplinar, as apresentações podem ser focar para: aspectos teóricos e históricos do patrimônio moderno e os processos urbanos e rurais; análise de edifícios, bairros ou conjuntos modernos; valorização do património moderno; avaliação de como a arquitectura moderna respondeu aos requisitos em relação às condições regionais e às possibilidades de recuperação e / ou conservação em contextos locais e regionais.

O IV Seminário Docomomo Chile será desenvolvido nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2018, no campus Isla Teja da Universidade Austral do Chile, em Valdivia.
Será organizado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Austral do Chile por meio do programa Oficina Sul Global e pelo centro de Patrimônio Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Mais informações em: docomomo_valdivia_2018@gmail.com

Envio e selecção de trabalhos
As pessoas interessadas em participar no VI Seminário Docomomo Chile, devem enviar um resumo com o formato indicado abaixo:
1. Título do trabalho.
2. Nome completo do ou dos autores, filiação institucional, endereço postal, número de telefone, e endereço de e-mail.
3. Palavras-chave: serão incorporadas cinco palavras-chave.
4. Indicação temática: indicar o eixo específico a que afecta o trabalho.
5. Origem do trabalho: investigação académica (projectos de iniciação e outros de investigação científica, tese de mestrado ou doutoramento); trabalhos de investigação individual ou de Grupo (indicando tipo de apoio ou fonte de financiamento); institucional (trabalho gerado por universidades, organismos públicos, endereços de obras municipais, secretárias ministeriais e serviços públicos ou instituições privadas); projeto de restauração ou intervenção.
6. Resumo: descrição do trabalho numa extensão máxima de 300 palavras, contendo informações sobre os objetivos, métodos e resultados obtidos.
7. Duas imagens representativas da proposta.
8. Currículo resumido (máximo de 50 palavras) do(s) da(s) autor(es) (as).

O texto deve ser apresentado em formato digital (Word), escrito com fonte arial 12. É possível inserir um máximo de 2 imagens (planos ou fotografias) em uma segunda página do documento. Os trabalhos devem ser enviados como arquivo anexo ao endereço de e-mail: docomomo_valdivia_2018@gmail.com

7 Docomomo NO NE

 

 

Nos dias 13 a 16 de agosto de 2018 ocorrerá o 7 Seminário DOCOMOMO Brasil – Norte/Nordeste em Manaus. Pela primeira vez na região norte do país o evento é organizado pelo Núcleo AMA – NAMA e a Universidade Federal do Amazonas. O programa do seminário incluiu exposições, conferências, debates, mesas redondas, lançamento de publicações com a participação de pesquisadores convidados e os MOMO-Tours com visitas as obras icônicas da arquitetura moderna no Amazonas. Convidamos a todos os interessados em enviarem resumos até o dia 17 de abril de 2018.

O tema Tradição Nativa, Universalidade e Conservação é transversal aos três eixos propostos para os trabalhos: Modernidade, Lugar e Ambiente / Trajetórias Profissionais e Documentação e (Re)Utilização do Patrimônio Moderno.

Os eixos de investigação propostos possibilitam variadas abordagens e estimulam o debate dos interessados na preservação do patrimônio da arquitetura moderna, estimulado pelas pesquisas acadêmicas e também na prática profissional. Durante o Seminário, haverá o II DOCOJOVEM que objetiva inserir os graduandos nas discussões com Trabalhos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso ou Pesquisas que abordem a temática.

Mais informações em www.7docomomomanaus.weebly.com

15th. International Docomomo Conference

15th International Docomomo Conference 2018

Entre 28 e 31 de agosto de 2018 acontecerá a 15a. Conferência Internacional do DOCOMOMO 2018 no Cankarjev Dom, Ljubljana, Eslovênia. Com o tema: Metamorphosis. The Continuity of Change, sua organização é feita por docomomo International and docomomo Slovenia

Mais informações no site do DOCOMOMO Internacional e no site do evento

Cronograma:

  •  2 June – 1 September 2017 – Call for Papers
    8 November 2017 – Notification of Acceptance
    30 January 2018 – Full paper submission deadline (1st version).
    28 February 2018 – Deadline for session chairs to return papers with comments to authors, with suggested revisions.
    30 March 2018 – Full paper submission deadline (final version).20-28 August 2018 – Workshop
    28-31 August 2018 – Conference
    26-27 August; 1-3 September 2018 – Docotours

 

XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo

O DOCOMOMO_BRASIL divulga o XV SHCU, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 18 e 20 de setembro de 2018.

Acesse aqui o site oficial do evento.

O tema central do XV SHCU é “A Cidade, o Urbano, o Humano”.

O XV SHCU, assim como suas edições anteriores realizadas desde a década de 1990, é parte integrante da programação científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

Para mais informações, acesse à página do XV SHCU no facebook, ou clique aqui.