7 Docomomo NO NE

 

 

Nos dias 13 a 16 de agosto de 2018 ocorrerá o 7 Seminário DOCOMOMO Brasil – Norte/Nordeste em Manaus. Pela primeira vez na região norte do país o evento é organizado pelo Núcleo AMA – NAMA e a Universidade Federal do Amazonas. O programa do seminário incluiu exposições, conferências, debates, mesas redondas, lançamento de publicações com a participação de pesquisadores convidados e os MOMO-Tours com visitas as obras icônicas da arquitetura moderna no Amazonas. Convidamos a todos os interessados em enviarem resumos até o dia 17 de abril de 2018.

O tema Tradição Nativa, Universalidade e Conservação é transversal aos três eixos propostos para os trabalhos: Modernidade, Lugar e Ambiente / Trajetórias Profissionais e Documentação e (Re)Utilização do Patrimônio Moderno.

Os eixos de investigação propostos possibilitam variadas abordagens e estimulam o debate dos interessados na preservação do patrimônio da arquitetura moderna, estimulado pelas pesquisas acadêmicas e também na prática profissional. Durante o Seminário, haverá o II DOCOJOVEM que objetiva inserir os graduandos nas discussões com Trabalhos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso ou Pesquisas que abordem a temática.

Mais informações em www.7docomomomanaus.weebly.com

15th. International Docomomo Conference

15th International Docomomo Conference 2018

Entre 28 e 31 de agosto de 2018 acontecerá a 15a. Conferência Internacional do DOCOMOMO 2018 no Cankarjev Dom, Ljubljana, Eslovênia. Com o tema: Metamorphosis. The Continuity of Change, sua organização é feita por docomomo International and docomomo Slovenia

Mais informações no site do DOCOMOMO Internacional e no site do evento

Cronograma:

  •  2 June – 1 September 2017 – Call for Papers
    8 November 2017 – Notification of Acceptance
    30 January 2018 – Full paper submission deadline (1st version).
    28 February 2018 – Deadline for session chairs to return papers with comments to authors, with suggested revisions.
    30 March 2018 – Full paper submission deadline (final version).20-28 August 2018 – Workshop
    28-31 August 2018 – Conference
    26-27 August; 1-3 September 2018 – Docotours

 

XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo

O DOCOMOMO_BRASIL divulga o XV SHCU, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 18 e 20 de setembro de 2018.

Acesse aqui o site oficial do evento.

O tema central do XV SHCU é “A Cidade, o Urbano, o Humano”.

O XV SHCU, assim como suas edições anteriores realizadas desde a década de 1990, é parte integrante da programação científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

Para mais informações, acesse à página do XV SHCU no facebook, ou clique aqui.

 

Chamada de trabalhos – VI Seminário Docomomo Chile – Valdívia

VI Seminário Docomomo Chile
Valdivia

Patrimônio e sustentabilidade: da cidade para o território
14, 15 e 16 de novembro de 2018
Campus Isla Teja – Universidade Austral do Chile

O VI Seminário Docomomo Chile será realizado em Valdivia e estará focado na análise e debate sobre a situação e sustentabilidade do património moderno, das diversas manifestações em nível regional, durante o século XX, bem como as suas alternativas de preservação.
Sob o tema central “Patrimônio e sustentabilidade: da cidade ao território” esta sexta versão do Seminário Nacional de Docomomo Chile tem como propósito continuar a análise sobre a arquitetura e o urbanismo moderno, iniciado nos seminários anteriores, realizados em Santiago (2005), Antofagasta (2007), Valparaíso (2009), Concepción (2012) e Santiago (2014).

Com o objectivo de estruturar o debate, foram definidos os seguintes eixos temáticos:
1 _ Patrimônios modernos e regiões: histórias, experiências e utopias.
2 _ Transcendências regionais do patrimônio moderno: arquiteturas modernas emblemáticas em contextos locais.
3 _ Conjuntos patrimoniais e obras relevantes, aproximações ao re-uso adaptativo.
4 _ Patrimônio moderno urbano e rural, território e paisagem.
5 _ Boas práticas de conservação, gestão e projeto sobre o patrimônio moderno.
6 _ Situação atual do patrimônio moderno, sustentabilidade, avaliação e perspectivas.

A Comissão Organizadora do VI Seminário Docomomo Chile e o comité científico convidam profissionais em exercício, estudantes de pós-graduação e investigadores em Arquitetura e Urbanismo, bem como de disciplinas relacionadas, a apresentar investigações, estudos, projetos e análises relacionadas com alguns dos eixos temáticos identificados.
Considerando que a aproximação principal do seminário é ampla e aberta a uma visão interdisciplinar, as apresentações podem ser focar para: aspectos teóricos e históricos do patrimônio moderno e os processos urbanos e rurais; análise de edifícios, bairros ou conjuntos modernos; valorização do património moderno; avaliação de como a arquitectura moderna respondeu aos requisitos em relação às condições regionais e às possibilidades de recuperação e / ou conservação em contextos locais e regionais.

O IV Seminário Docomomo Chile será desenvolvido nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2018, no campus Isla Teja da Universidade Austral do Chile, em Valdivia.
Será organizado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Austral do Chile por meio do programa Oficina Sul Global e pelo centro de Patrimônio Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Mais informações em: docomomo_valdivia_2018@gmail.com

Envio e selecção de trabalhos
As pessoas interessadas em participar no VI Seminário Docomomo Chile, devem enviar um resumo com o formato indicado abaixo:
1. Título do trabalho.
2. Nome completo do ou dos autores, filiação institucional, endereço postal, número de telefone, e endereço de e-mail.
3. Palavras-chave: serão incorporadas cinco palavras-chave.
4. Indicação temática: indicar o eixo específico a que afecta o trabalho.
5. Origem do trabalho: investigação académica (projectos de iniciação e outros de investigação científica, tese de mestrado ou doutoramento); trabalhos de investigação individual ou de Grupo (indicando tipo de apoio ou fonte de financiamento); institucional (trabalho gerado por universidades, organismos públicos, endereços de obras municipais, secretárias ministeriais e serviços públicos ou instituições privadas); projeto de restauração ou intervenção.
6. Resumo: descrição do trabalho numa extensão máxima de 300 palavras, contendo informações sobre os objetivos, métodos e resultados obtidos.
7. Duas imagens representativas da proposta.
8. Currículo resumido (máximo de 50 palavras) do(s) da(s) autor(es) (as).

O texto deve ser apresentado em formato digital (Word), escrito com fonte arial 12. É possível inserir um máximo de 2 imagens (planos ou fotografias) em uma segunda página do documento. Os trabalhos devem ser enviados como arquivo anexo ao endereço de e-mail: docomomo_valdivia_2018@gmail.com