III SAMA – BELÉM (PA)

O DOCOMOMO BRASIL divulga o III SAMA, que acontecerá entre 20 e 23 de março de 2018 em Belém, Pará.

Para mais informações, acesse a página do evento ou a fanpage do facebook.

III SAMA

É com imensa satisfação que damos as boas vindas aos participantes do III SAMA em Belém. A escolha da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará para sediar essa edição, se reveste de um significado especial por dois motivos principais: Foi o primeiro curso de Arquitetura instalado na Amazônia no ano de 1964, e a primeira universidade com um programa de pós graduação strictu sensu em Arquitetura e Urbanismo na região. Sendo assim, para nós, organizadores do evento, é uma honra e uma responsabilidade levar adiante a proposta do SAMA como veículo de disseminação e intercâmbio de conhecimentos, e desenvolvimento da ciência e tecnologia na área.

Nessa terceira edição, o seminário avança no tema que foi a motivação da sua criação: a arquitetura moderna na Amazônia brasileira, ampliando o debate em direção a um diálogo dessa produção com a contemporaneidade, em um esforço por entender o lugar do moderno na cidade amazônica hoje, seja como espaço edificado, seja nas cidades e comunidades modernas planejados em seu território ao longo do século XX.

É papel de um evento científico dessa natureza, trazer à tona as pesquisas, projetos e discursos que estão subjacentes à modernidade na Amazônia, suas falas, suas materialidades e sua formas. É preciso, mais do que nunca nos dias que correm, que nos empenhemos em discutir os temas  que dêem conta das questões prementes da arquitetura moderna que aqui se desenvolveu, se construiu, se destruiu ou está em vias de desaparecimento. Necessário se faz também um esforço conjunto para envolver a sociedade no caminho do reconhecimento, valorização e preservação dos espaços modernos, e no entendimento dos processos que, na Amazônia brasileira, contribuíram para sua produção.

Esperamos que o III SAMA seja um marco na aproximação e integração de pesquisadores sobre a arquitetura na e da Amazônia, estimulando o debate entre docentes, alunos, profissionais, estudiosos e demais membros da sociedade, para que se vislumbre um futuro de esperanças para todos nós que vivemos na região e estimule as novas gerações a continuar renovando as energias em busca de respostas equilibradas, tendo o conhecimento como base, e a consciência como caminho.

Sejam bem-vindos a Belém!

Celma Chaves Pont Vidal

Coordenação Geral – UFPA

Eixos temáticos:

  1. ARQUITETURA, VISUALIDADES E RESSONÂNCIAS DO MODERNO
    Interface arte e arquitetura, artistas-arquitetos, síntese das artes, modernismo popular, estética popular.

  2. CIDADE E PAISAGEM MODERNA
    Paisagem amazônica, paisagismo, espaços públicos, projetos.

  3. PROJETO ARQUITETÔNICO E MODERNIDADE
    Processos, investigação, técnicas, habitação, concepções projetuais, arquitetos e obras.

  4. PROJETO URBANO E MODERNIDADE
    Cidades planejadas, modernização de cidades, reformas urbanas.

CONFERÊNCIAS:

XV SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO

O DOCOMOMO_BRASIL divulga o XV SHCU, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 18 e 20 de setembro de 2018.

A Comissão Organizadora convida pesquisadoras e pesquisadores dos diversos campos disciplinares correlatos a enviarem propostas de trabalhos completos até o dia 5 de março de 2018 para serem apresentados no XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo (SHCU),

O tema central do XV SHCU é “A Cidade, o Urbano, o Humano”.


O XV SHCU, assim como suas edições anteriores realizadas desde a década de 1990, é parte integrante da programação científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

Para mais informações, acesse à página do XV SHCU no facebook, ou clique aqui.