Docomomo Internacional

O Comitê Internacional para a DOcumentação e preservação (COnservation) de edifícios, sítios e unidades de vizinhanças do MOvimento MOderno (International Working Party for Documentation and COnservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement), o Docomomo Internacional, é uma organização não-governamental, com representação em 69 países e possui mais de 3000 filiados nos continentes: Europa, América, África, Ásia e Oceania por meio de suas representações no âmbito nacional.

Fundada em 1988, na cidade de Eindhoven na Holanda, experimenta uma rápida expansão não somente no campo da preservação, alcançando o da cultura arquitetônica. Seus membros provêm das mais diversas áreas, unindo historiadores, arquitetos, planejadores urbanos, paisagistas, preservacionistas, professores, estudantes e órgãos públicos. Essa multidisciplinaridade fortalece a atuação do Docomomo Internacional.

As missões do Docomomo Internacional são a salvaguarda, com base na preservação de importantes obras do Movimento Moderno por toda a parte, a troca de ideias sobre tecnologias de conservação, história e educação, o resgate do interesse pelos ideais, pela herança do movimento moderno e pela sua documentação, e o suscitar da responsabilidade para com essa recente herança arquitetônica.

Atualmente, está sediado em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian. Acesse o site http://www.docomomo.com para mais informações.