Primeiras Linhas | Nova Gestão

Pavilhão Arthur Neiva, Fiocruz | Foto: Glauber Goncalves

por Helio Herbst

Em assembleia realizada em Uberlândia, durante o 12o Seminário Docomomo Brasil, assumimos, com muita satisfação, o desafio de conduzir a gestão nacional do Docomomo no biênio 2018/2019.

Satisfação e desafio podem resumir o compromisso cotidianamente vivenciado por todos aqueles que se dedicam ao conhecimento de nossa arquitetura moderna, com suas singularidades e interlocuções, fato a ensejar um profícuo [e constante] diálogo com as mais diversas manifestações artísticas, em diversas latitudes.

Os mesmos vocábulos expressam as muitas dificuldades que enfrentamos para documentar e conservar um patrimônio constantemente ameaçado, malgrado todas as ações de denúncia e defesa. Não podemos nos silenciar diante da destruição e descaracterização de nossa memória arquitetônica, urbanística e paisagística.

Somos um pequeno grupo de profissionais, professores e pesquisadores vinculados ao Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz – COC/FIOCRUZ, ao Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROURB/FAU/UFRJ, à Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – SMUIH/PCRJ e ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – DAU/IT/UFRRJ.

Pretendemos agir sob os mesmos preceitos que nortearam as gestões precedentes e queremos ampliar o debate e o alcance de nossas iniciativas, especialmente por meio de uma maior aproximação com os órgãos patrimoniais, prefeituras e centros de pesquisa, notadamente programas de pós-graduação.

Na página do Facebook serão rotineiramente replicados avisos, informes de cursos, debates, defesas de dissertações e teses, palestras, seminários, exposições e lançamentos de livros; noticiadas ações legais de salvaguarda e ameaças de demolição de edificações, entre outros assuntos.

A página <docomomo.org.br> continuará a abrigar os conteúdos do antigo portal, todas as edições do BOLETIM DOCOMEMOS e da REVISTA DOCOMOMO BRASIL, além dos links de eventos DOCOMOMO em nível regional, nacional e internacional. Futuras edições do BOLETIM DOCOMEMOS também serão divulgadas por e-mail.

A produção e veiculação dos informes, para ser mais ágil e eficiente, depende da colaboração de todos – estudantes, pesquisadores, profissionais e professores. A sua participação, por meio de simples avisos ou resenhas sobre os temas abordados nos DOCOMEMOS será essencial para a difusão de conhecimentos sobre o patrimônio moderno brasileiro.

Cabe por fim lembrar que será reaberta a campanha para FILIAÇÃO 2018. Sua participação será de extrema importância para a continuidade das ações do DOCOMOMO BRASIL e do DOCOMOMO INTERNACIONAL. De quebra, poderá garantir descontos na inscrição de eventos locais e internacionais.

Avante prosseguimos!

Renato da Gama-Rosa Costa, Coordenador
Andrea de Lacerda Pessôa Borde, Secretária Executiva
Maria Helena Röhe Salomon, Tesoureira
Helio Herbst, Conselheiro Fiscal
Inês El-Jaick Andrade, Conselheira Fiscal
Bárbara Cortizo de Aguiar, Colaboradora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *