PALESTRA O NORTE | FAU USP | ARQUITETURA BRASILEIRA EM DEBATE

A Palestra O Norte acontecerá virtualmente no dia 29 de setembro de 2020, ás 10h pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCLY-6JJqMZSCwG4xlrRZSNA

O Norte –  Oficina de Criação é um centro de produção de arquitetura, desing, artes visuais e projetos culturais fundado em 1998 pelos arquitetos Bruno Lima, Chico Rocha e Lula Marcondes. O nome O Norte, além de ser a indicação da direção fundamental na de arquitetura, é uma homenagem a uma trajetória engajada de um grupo de intelectuais que criaram a Revista do Norte, publicação que era produzida nas nossas dependências e que se destacou por ter sido o primeiro periódico sobre arte e cultura do Norte-Nordeste. Editadade forma colaborativa entre 1923 e 1952, a revista deu voz ao movimento regionalista e contou a participação de: José Maria Carneiro de Albuquerque, GIlberto Freyre, Joaquim Cardoso, Ascenso Ferreira, os pintores Manoel Bandeira e Vicente do Rêgo Monteiro, entre outros.

O Norte mantém o espírito colaborativo em seus processos e atua em proximidade de grupos artísticos, culturais e sociais como a Associação do Povo Indígena Xukuru do Ororubá, o Maracatu de Baque Solto Leão Africano. Compartilha espaço e ações com os coletivos AtelieVivo, Massapê  e Vendaval Catalisadora de Impacto Social.

-Participou a exposição Brasil: Otras Arquitecturas na 17ª Bienal Internacional de Arquitecturas de Buenos Aires (2019);

-Participou da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo com um projeto do coletivo AtelierVivo sobre a experiência do Workshop de Desing-Build na comunidade de Santo Amaro, Recife/PE;

-Particiou da exposição Juntos que representou o Brasil na 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza (2016), com o projeto Escola Novo Mangue;

-Premiado na categoria residência unifamiliar no Prêmio IAB/PE (2009), com a residência no Derby;

-Premiado no “Jovens Arquitetos 2004”, organizado pelo IAB/SP e Museu da Casa Brasileira, com a residência Derby;

-Vencedor do concurso organizado pelo UNICEF, ONG Umbu Ganzá e Prefeitura do Recife para o projeto de arquitetura da Escola Novo Mangue (2002).

Bruno Lima

É arquiteto e urbanista pela UFPE (1997). Mestre (2013) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano  (MDU/UFPE). É professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/UFPE.

Chico Rocha

É arquiteto e urbanista pela UFPE (1998). Mestre (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN (PPGAU/CT-UFRN). É professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Lula Marcondes

É arquiteto e urbanista pela UFPE (1997). Mestre (2007) pela Universidade do Texas (UT). É professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *