Revista de Morfologia Urbana: nova editoria / CHAMADA DE ARTIGOS

 

A Revista de Morfologia Urbana vem sendo editada desde 2013 e tem como objetivo publicar o melhor da produção sobre forma urbana e suas relações com processos históricos, sociais, ambientais, cognitivos e comportamentais, entre outras conexões, por pesquisadores atuando em países de língua portuguesa.

Em 2019, dando seguimento ao trabalho da equipe editorial liderada por Vítor de Oliveira, a editoria da Revista de Morfologia Urbana (RMU) cruza o Atlântico e passa a ser tripla: Júlio Celso Vargas, Renato T. de Saboya e Vinicius M. Netto estão assumindo a condução da Revista.

Como pesquisadores, compreendemos o potencial do periódico como veículo de divulgação de novos saberes no campo, e estamos animados com a perspectiva de contribuir com inovações e vitalidade à tradição e qualidade da Revista.

Ampliando sua atratividade e visibilidade, a Revista passa a contar com seções temáticas, para artigos que respondam a chamadas sobre tópicos específicos, juntando-se às usuais seções abertas, que seguem o sistema de fluxo contínuo da Revista.

A RMU estreia também seu novo website: http://revistademorfologiaurbana.org, que oferece acesso gratuito e aberto à edição atual e às edições anteriores, tanto na forma das edições completas quanto de artigos individuais. O novo website inclui as orientações aos autores interessados em publicar na Revista e apoiará todas as etapas do processo editorial, desde a submissão de novos artigos até sua publicação final, passando pela avaliação, revisão e diagramação.

O processo de revisão é duplamente cego e primará pela rapidez no retorno aos autores, bem como pelo cuidado na formulação dos pareceres, entendidos como peças-chave na produção e aprimoramento do conhecimento científico, bem como no diálogo entre pesquisadores.

Estamos inaugurando ainda o sistema online de submissão e avaliação cega de artigos, via Open Journal Systems (OJS), base para gerenciamento de periódicos acadêmicos revisados ​​por pares, criado pelo Public Knowledge Project. A plataforma é bastante simples e intuitiva, e será usada a partir de agora por todos os interessados em enviar seus trabalhos para a RMU.

Nosso objetivo é estender o alcance da RMU em Portugal, no Brasil e em países lusófonos no continente Africano e sul global, contribuindo para torná-la uma forte referência no debate sobre forma, dinâmica e vida urbanas.

Daremos passos também no sentido de estimular a ascensão da RMU na classificação QUALIS empregada no Brasil, buscando alinhamento com os critérios de qualidade de serviços de indexação como Scielo e Web of Science (WoS), com a publicação exclusiva de conteúdos originais em português, revisão rigorosa, corpo editorial internacional, periodicidade, frequência, número mínimo de publicações e pontualidade.

Finalmente, estamos anunciando a CHAMADA PARA A PRIMEIRA EDIÇÃO TEMÁTICA DE 2019, v.7 n.1: “Cidade: Forma urbana X Formas de apropriação”
O que a forma das cidades tem a ver com as formas de apropriação das cidades?

Convidamos os colegas a conhecerem o novo website e submeter seus artigos à RMU através do endereço http://www.revistademorfologiaurbana.org.

Renato T. de Saboya
Júlio Celso Vargas
Vinicius M. Netto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *